terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Celebrar é doce

Como o dia a dia nem sempre é fácil e às vezes os desafios da vida parecem chegar todos de roldão, não perco a oportunidade de celebrar. Coisas pequenas, a vida em si, os afetos. Gosto não só de brindar (uma espécie de bênção), mas também de preparar algo, mesmo simples, para a ocasião.
Ontem, no final de um dia de calor cáustico, em que o trabalho rendeu pouco, com muitas questiúnculas, e sofrendo com uma tosse renitente, tive uma ótima notícia. E eu e Guga resolvemos fazer um jantarzinho hoje, para dois. Simples, mas caprichado.
Fiz uma salada com folhas e tomates da cesta de orgânicos que encomendei (resolvi experimentar; só me decepcionei com o tamanho da cesta, muy pequeña), com molho de aceto balsâmico, azeite e azeitonas (o que me lembrei de uma receita do Jamie Oliver) e uma omelete de gruyère com ervas. Só. E o ponto alto do jantar para mim, hormigona assumida: creme de cupuaçu sobre ganache, nas tacinhas herdadas de minha avó.
Tinha feito um ganache, receita do Panelinha, que não deu certo. Acho que errei no ponto do creme, que virou um brigadeiro e depois um pé de moleque, horror dos horrores (o gosto não era dos piores, mas a consistência...). Quando, ainda por cima, resolvi que seria parte da sobremesa comemorativa das boas novas, me enfezei, joguei fora o creme monolítico, fui às compras e fiz outro ganache, desta vez com dicas do Gourmandise (que até agora me parece infalível nas dicas de pâtisserie). Simplesmente, aqueci o creme de leite, desliguei e derreti nele o chocolate picado, mexendo sempre. Só acrescentei depois um pouco de maple syrup. Ficou ótimo, muito mais afeito a uma comemoração.
Amanhã começa tudo de novo. Mas com outra perspectiva, mais doce e cheia de esperança.
Tintim.

3 comentários:

  1. Huummm.... delícia de texto e foto... a imaginação gustativa ficou aqui salivando! agora só faltou a receita do creme de cupuaçu. eu quero!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tam, é a coisa mais fácil: 1 lata de leite condensado, uma de creme de leite e 4 polpas de cupuaçu, tudo batido no liquidificador e levado à geladeira. Difícil é se contentar, nesse calorão, com uma tacinha só. :)
    beijocas

    ResponderExcluir

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog