domingo, 9 de agosto de 2015

Dia do Avôhai

Ele me criou. Bonachão, inteligente, bonito, bravo, carinhoso, justo na maioria das vezes. Dele provavelmente herdei o gosto pelas palavras, pelas longas conversas, além de um quê de mestre de cerimônias, o prazer de ter uma mesa cheia de convidados.
Foi a pessoa que mais apostou em mim, enquanto juntos vivemos. Orgulhava-se de cada pequena conquista, se emocionava ao me ouvir recitar versos para ele. Já muito doente, não coube em si de alegria ao me ver vestida para a formatura do ginásio.
Mesmo quando ele não estava perto, sempre foi um pai/avô presente. Brigamos algumas vezes, quando eu já era adolescente. Doeu muito quando o vi uma vez caído na rua. Ele foi sendo derrotado pela bebida, por uma conjunção de diabetes e cirrose hepática.
Morreu em casa, diante de mim. Ouvi seu último suspiro. Não acreditei quando percebi que ele não abriria mais os olhos.
Muito longe da perfeição - havia sido mulherengo, no final da vida deu para beber, não deixou nenhuma herança material -, meu avô, porém, foi o melhor que pôde ser para mim. Sempre acreditou, sempre investiu, sempre defendeu, sempre vibrou. Amou, acima de tudo, com toda sua imperfeição e sinceramente.
Eu não poderia ter tido um pai melhor, seu Antonio. Mesmo tanto tempo depois da sua partida, meu coração se enche de amor e saudade ao lembrar de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog